MOVIMENTO AUTOGESTIONÁRIO:

A RADICALIDADE DO PROJETO REVOLUCIONÁRIO

O MOVAUT (Movimento Autogestionário) é um coletivo de militantes que buscam contribuir com o processo de constituição de uma nova sociedade através de diversas atividades. O Movimento Autogestionário é um grupo marxista autogestionário, e que, portanto, se difere dos demais agrupamentos (principalmente Partidos Políticos) que se denominam marxistas e que busca resgatar o verdadeiro caráter do marxismo, retomando a obra de Marx e dos seguidores mais autênticos, especialmente o comunismo de conselhos e o marxismo autogestionário francês, entre outras.

O Movaut propõe a constituição de uma nova sociedade, a sociedade autogerida. Através da teoria da autogestão inaugurada por Marx e desenvolvida pelos demais marxistas autênticos e das experiências históricas autogestionárias, o Movaut propõe uma sociedade radicalmente diferente, fundamentada na abolição do aparato estatal, das classes sociais, do capital, do trabalho assalariado, do dinheiro, ou seja, do conjunto das relações sociais do capitalismo e de todas as formas de exploração e dominação.

O caminho para chegar a este objetivo é a autogestão das lutas e o Movaut visa contribuir com tais lutas visando a conquista da autonomização do proletariado e da hegemonia proletária no conjunto das classes inferiores da sociedade, abrindo assim a possibilidade de uma transformação social e radical do conjunto das relações sociais, a revolução proletária.